Resenha | Wicked!

A história é conhecida. Foi transformada e popularizada no musical. E tem em sua versão de livros. E um filme não muito bom com James Franco.

Downloads

A série de livros de Wicked conta a história do Mágico de Oz antes da Dorothy chegar na terra encantada. Bem, esqueça o que você já viu no musical e de todas as músicas cantadas por Elphaba e Glinda, e se prepare para encarar de uma maneira totalmente diferente esse mundo. É uma série de quatro livros, em que se começa como Elphaba virou verde, e se encerra com… Bem.

A história é bem diferente da apresentada no tradicional filme de 1939 e do recente filme de 2011 (não vejam, não vejam, não vejam). Se aproxima do musical, principalmente a história do primeiro livro, que apresenta brevemente as personagens e como cada uma se tornou a Bruxa Má do Oeste, a Bruxa Má do Leste e a Bruxa Boa do Sul (eu amo esses nomes).

Eu só li o primeiro volume e estou para ler o segundo a qualquer momento. O primeiro conta a história de como Elphaba foi parar em Shiz e como ela e Glinda partiram de inimigas mortais para melhores amigas, e inimigas mortais novamente. Algo que é contado com muito mais detalhes que o musical é o romance com Fiyero, desde como tudo começou, o segredo na Esmerald City e o resultado disso (prontos para o segundo livro?).

Os títulos são (sem tradução para o português):

  • Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West (The Wicked Years, #1)
  • Son of a Witch (The Wicked Years, #2)
  • A Lion Among Men (The Wicked Years, #3)
  • Out of Oz (Wicked Years, #4)

Os livros são dificeis de achar no Brasil, é mais fácil comprar online (nas livrarias Saraiva, FNAC e Cultura vendem online os exemplares em inglês). Os livros são pequenos, bem grossos, as folhas são bem finas e as bordas das páginas são coloridas (o primeiro livro é verde e o segundo é vermelho).

Detalhe das páginas do primeiro livro.

Detalhe das páginas do primeiro livro.

Para quem gosta da história do fantástico mundo de Oz eu recomendo ver o musical (tem no Youtube) e ler os livros. A história tem um ponto totalmente diferente do apresentado originalmente, e particularmente muito mais interessante. Quem diria que Elphaba é assim toda má para proteger os Animais?

Muitos segredos são escondidos e muitos são revelados. Mas nada que a magia de Oz não surpreenda e te fascine.

assinatura cami

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s