Resenha | O Grande Gatsby

Resenha

O grande Gatsby por F. Scott Fitzgerald

O Grande Gatsby

 ISBN: 978-85-64406-65-0

Editora: Tordesilhas

Páginas: 282

“O Grande Gatsby conta a história de Jay Gatsby, milionário enigmático que oferece festas luxuosas, e de seu amor por Daisy Buchanan. Mas não só. Com perfeito domínio da técnica. Fitzgerald pinta também um retrato pungente dos anos 1920 e faz uma crítica poderosa ao sonho americano – a ideia de que dinheiro e popularidade são o caminho para a felicidade e podem ser obtidos por quem tiver talento.”

image

O Grande Gatsby é um clássico lá nos Estados Unidos, demorei para começar a ler esse livro mas finalmente li e posso garantir que é um dos melhores livros que desse ano. Na verdade estou em dúvida entre o meu número um da lista de livros desse ano.

A história do livro é além de muitas outras coisas sobre o amor exagerado que Gatsby sente por Daisy. É narrado por Nick Carraway, um jovem que decide se mudar para Long Island e lá ele mora em uma casa pequena e humilde em meio a mansões do West Egg, dentre elas a mansão luxuosa e famosa da personagem principal: Jay Gatsby.

Gatsby é famoso por ser anfitrião de festas grandes e cheias de celebridades e também por ser misterioso. Ninguém, ou quase ninguém, que vai às festas sabe quem ele é ou o que faz. A única coisa que tanto nós como leitores quando as personagens do livro sabemos sobre esse homem é que ele é rico, muito rico. Não fica claro para o leitor hora nenhuma o que ele realmente fazia para conseguir tanto dinheiro. Bom, certo dia Gatsby convida Nick para uma de suas festas, e ele, na esperança de conhecer o vizinho aceita e vai. Lá, como já era de se esperar, ele conhece muitas pessoas famosas e ricas, até que se aproxima e se apresenta para ele o próprio Gatsby. É a partir daí que os dois começam a construir uma amizade verdadeira. Nick acaba promovendo um encontro de Daisy, sua prima, com seu novo amigo Gatsby e depois disso muitas coisas acontecem que eu não vou contar para não dar spoilers e acabar com a graça.

O livro me agradou muito mais por causa da sua mensagem do que pela própria história, o amor de Daisy e Gatsby é até meio clichê mas Fitzgerald conseguiu colocar um ambiente e um contexto todo muito diferente e interessante. As personagens foram todas construídas de maneiras fantásticas, não gostei do Gatsby desde o começo como gostei do Nick, mas ele acabou me conquistando durante o desenrolar da história. Por a história se passar em 1920 ele fala muito sobre o “American Dream”, ou sonho americano. Uma coisa muito bacana também é que o autor mostra no livro que todas essas personagens, mesmo sendo ricas, tendo muito dinheiro e tudo para serem felizes, elas não são.

A edição que eu tenho não é a que eu queria, mas comprei na Black Friday com pressa achando que era a versão da Editora Geração e só fui perceber que não era quando o livro chegou em casa. Mas tudo bem, essa versão é legal também, não tão bonita quanto, mas legal por conter um prefácio e no final cartas que o próprio Fitzgerald mandava para o editor enquanto o livro estava sendo produzido, então achei isso bem interessante também.

Nota 10

Eu achei que o filme de 2013 foi até que bem fiel ao livro e é o segundo melhor filme que assisti no ano, o primeiro é “Os miseráveis”.

Então é isso, a minha nota para o livro é máxima, ele é bem fácil de ler e é uma história curtinha, então eu recomendo para todo mundo e recomendo como livro para se ler nas férias também.

Essa semana vou começar aqui no Lá na Estante uma tag nova chamada de “Novos na Estante” que será basicamente um Book Hall de Novembro (é, de Novembro). Mas falarei sobre isso mais pra frente, quando postar o vídeo.

Espero que vocês tenham gostado da resenha,

assinatura

Advertisements

One thought on “Resenha | O Grande Gatsby

  1. Pingback: Top 5 Livros | Sétima Avenida

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s